quinta-feira, 20 de março de 2014

Desenvolvimento na Serra? Para quem?!

Por: Sítio Casarão

serraNossos gestores, faz tempo, vem tentando nos convencer de que atrair grandes indústrias e portos é bom para a população... Mas de onde?! Só se for as que estão distantes.
A Serra responde por cerca de 17,5% de todas as riquezas produzidas no Estado, das 200 maiores empresas capixabas, 44 atuam no município, inclusive grandes players internacionais, possui 25% do PIB da Região Metropolitana da Grande Vitória, 15,3% do PIB estadual; 16,6% do ICMS estadual, possui o maior parque industrial sendo, assim, a segunda economia do Espírito Santo.
PERGUNTA: apesar disso tudo, que qualidade de vida tem o povo serrano?
A prefeitura só sabe falar que não tem verba... até mesmo para a construção de um campinho em comunidade de grande risco social diz precisar de parceria do Estado.
RESUMINDO: será mesmo que ocupar nossas áreas, até mesmo as de preservação, com indústrias e portos melhorará a nossa qualidade de vida?
Bem, aqui na Serra isso não tem funcionado e os grandes beneficiados são os políticos, já que esses grandes empreendimentos são ótimos financiadores de campanha.
UM BOM EXEMPLO: para fechar, Ibiza, na Espanha, que depende unicamente da indústria do turismo, foi o único lugar desse país que não foi afetado pela crise espanhola.
Já as cidades que abrigavam as grandes indústrias e portos... conheceram bem a crise e, principalmente, o desemprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário